Olá, sou Cristiane Rezende, mais conhecida como Crika. Nasci na cidade de Rio Branco, capital do Acre, e fui “premiada” com uma doença crônica e hereditária (ASMA) que me obrigou abandonar minha casa, família e costumes aos 10 anos de idade. Me mudei para a capital alencarina com a promessa de que moraria apenas 6 meses, e aqui estou há 28 anos.
Convivi com vários grupos diferentes de pessoas, e cada um deles contribuiu para minha vida de alguma forma, especialmente o Jiu-jitsu e a Universidade. Mas o lugar que eu mais gosto é o Mundo... e meu mundo é o Brasil!
Meu irmão trabalha em uma empresa de aviação e me presenteou com o benefício de poder viajar para onde quiser, com custo mais baixo. Como sou professora, não teria condições de fazer isso por conta própria - e sei que muitas pessoas gostariam de viajar e não possuem dinheiro suficiente, como eu.
Pensando nisso, decidi usar meu benefício não só viajando pelo Brasil, como também pesquisando, estudando e escrevendo sobre essas experiências. Para arcar com as despesas de hospedagem e alimentação vivo muitas aventuras, presto serviços para as pessoas que me acolhem, faço permutas... tudo em nome de trazer informações do meu país para quem não pode ir até onde fui.
Já passei necessidade, fiquei sem dinheiro, dormi em posto de gasolina na beira da estrada, já passei a noite sentada na calçada de um boteco esperando o dia chegar, mas encontrei muita gente boa que me ajudou, e com isso aprendi que “mais vale um amigo na praça do que dinheiro no bolso!”
Já conheci 17 estados do Brasil, e não apenas as capitais, mas “me joguei” estado adentro para me aprofundar na vida nativa, ajudar e aprender. A minha opção em viajar para buscar o conhecimento me levou a compartilhar meu aprendizado sobre história, geografia, biologia e sociologia com alunos e familiares. Meu objetivo é que essas pessoas conheçam mais nosso país, e, conhecendo-o, amem e cuidem, para que possamos ter dias melhores.
Há dois anos reduzi o ritmo de viagens radicalmente devido à gravidez e à maternidade, mas meu filho Zyon já me acompanhou em algumas aventuras, desde o ventre, e logo que possível estaremos novamente na estrada juntos.
Tenho um canal no Youtube, perfil no Instagram, e estou escrevendo um livro sobre minhas andanças – ainda estou contando sobre o ano de 2017 e já escrevi 440 páginas!
Estou aqui, a convite dessas maravilhosas pessoas que realizam um excelente trabalho (a WOMAN TRIP) para falar um pouco da minha experiência de mulher que viaja sozinha, com mochila nas costas, pegando carona, andando quilômetros, para incentivar mais mulheres a viajar, sozinhas ou em grupos, e promover o turismo pedagógico.
Como professora, estou sempre em busca de aprender e compartilhar conhecimento. E, se há algo que precisamos aprender, é a desfrutar nossa própria companhia, algo que o viajar sozinha possibilita a todos, independente do destino.
Beijos no coração!
Crika.
INSTAGRAM: @CRIKANOMUNDO
YOUTUBE: CRIKANDO PELO MUNDO